Terça-feira, 27 de Abril de 2010
PROMESSAS

O Post que tem por titulo TEMPO INTEIRO recebeu um comentário datado de 26 de Abril no qual a Administração deste blog decidiu copiar a entrevista a que se refere para que os nossos leitores vejam o que se dizia há quatro anos e o que temos hoje:

"Moledo quer ser referência turística


Rodeada pelos montes de S. Salvador e S. Lourenço, a freguesia possui lugares e paisagens únicas que podem ser avistadas nos cumes das serras, mas também junto ao Rio Paiva e Vouga. Um potencial rural e turístico que a autarquia quer aproveitar, e potenciar, nos próximos anos. “A aposta passa pela requalificação e revalorização do nosso espaço natural e rural. Temos, por exemplo, o Rio Paiva que é o menos poluído da Europa e tem condições ímpares a nível turístico”, explica Vítor Figueiredo, presidente da junta de Moledo. A par destas paisagens naturais, existem outras que as mãos do Homem vão transformando, mas que nem por isso perdem beleza. É o caso dos locais de extracção de granito em Cela e Lamas, que proporcionam imagens de uma beleza singular. Há ainda o Penedo de Lamas, que alguns historiadores dizem ser dos mais antigos do distrito de Viseu. A Igreja Matriz é outro monumento que facilmente se destaca pela sua beleza.
A criação de roteiros turísticos é um dos objectivos do autarca para este mandato: “Vamos criar dois roteiros desde o Rio Paiva a Rio de Mel, os dois extremos na freguesia. Queremos ser uma alternativa à cidade e fazer parte dos roteiros das «escapadinhas», mas precisamos melhorar os acessos, a informação, bem como a capacidade hoteleira. Os produtos já existem, temos apenas de os fazer descobrir”.
A criação de uma escola de artesanato, para a prática da cestaria, da tanoaria, e trabalhos em lã, é outro projecto que poderá contribuir para a promoção da freguesia. Há ainda os projectos de reflorestação, em andamento, que incluem cerca de 80 mil euros para a construção de novos espaços de lazer.
O “Roteiro de Miradouros” que a Câmara Municipal de Castro Daire está a desenvolver, e que inclui a freguesia de Moledo, é mais um passo para a divulgação da freguesia.
Outra mais valia passa pelo desporto, com duas associações em destaque. É o caso do Social de Lamas, que Vítor Figueiredo diz ser um “motivo de orgulho para a terra”. O clube compete há vários anos nos campeonatos nacionais de futebol. Há também a Associação da Moita que o autarca considera como “a mais dinâmica da freguesia”.
Todo este potencial está condicionado pela existência de melhores acessibilidades. “Temos consciência que a nível industrial não teremos muito para oferecer, mas a nível turístico estamos receptivos a apoiar todos os investimentos, ou até mesmo na cedência de terrenos a preços simbólicos”, adianta o autarca. Moledo tem potencial que poderia ser aproveitado para turismo rural, mas falta quem invista na região.

ed. 240, 20 de Outubro de 2006"

In: http://www.jornaldocentro.pt/?lop=conteudo&op=17d63b1625c816c22647a73e1482372b&drops[drop_edicao]=28



publicado por patriotaxxi às 19:00
link do post | comentar | favorito

13 comentários:
De bandadalem a 28 de Abril de 2010 às 17:04
De tudo o que se disse nesta entrevista, realmente dá que pensar.
Mas o ideal seria mesmo fazer esta pergunta ao Sr. . Presidente: Onde esteve estes quatro anos?
Ou então esta pergunta: A sua intenção era fazer crescer esta freguesia ou acabar com ela?
è que de tudo de bom que existia nesta freguesia acabou ou passou ao lado do grande desenvolvimento que era pretendido:
- O clube Desportivo de Lamas? Acabou.
- A Associação Desportiva da Moita? Onde está o seu dinamismo?
- O Penedo de Lamas? Neste momento pelo menos estará com os acessos limpos e arranjados. O melhor será ninguém o ir visitar, pois é vergonhoso.
- Espaços de lazer? Para quem? Para as freguesias vizinhas? A localização dos espaços de lazer não foram muito bem escolhidos. Alguns longe de tudo e de todos, á beira de estradas sem qualquer protecção, o mini parque situado em Lamas a localização não podia ser melhor - entre duas curvas perigosas sem qualquer visibilidade. Será que foram devidamente autorizados?
Afinal de que promoção estaria o Sr. Presidente a falar?
- Quando a projectos de desenvolvimento para a freguesia, mediante o que me foi informado, o Sr. . presidente não dá muito valor. Criar postos de trabalho também é necessário. A Assocrel , está a crescer a olhos vistos, qual foi o apoio dado pela Junta de Freguesia para a construção deste projecto? Nenhum. Projecto este que pretende melhorar a qualidade de vida da população desta freguesia.
- A construção do pavilhão gimnodesportivo na Moita, sem dúvida um projecto inovador, mas o que mudou? Nada, continua ás moscas. Quem o quer utilizar tem mesmo de pagar, afinal de quem foi o investimento? Não foi da gentes da freguesia de Moledo? Mas serve este pavilhão para justificar a despesa enormíssima de gasóleo que a junta apresenta no seu orçamento.
Mais haveria a dizer, mas acho que não vale a pena. O Sr. Presidente agora a tempo inteiro, tem agora muito tempo para pensar nos bons argumentos e nas boas desculpas a dar a todos os seus colaboradores da Assembleia e a todos os inocentes desta freguesia.
O pior cego é aquele que não quer ver.......


De Macário a 30 de Abril de 2010 às 21:06
O Sr. bandalem anda muito mal informado, tem de pedir aos seus companheiros de bancada que o informem melhor, eu não faço parte de nenhum órgão e estou melhor informado.
Tanto quanto sei e tive o cuidado de percorrer algumas freguesias vizinhas Moledo evoluiu, mas claro que para quem é do contra nunca é feito nada.
Relativamente aos parques de lazer parece que eles foram feitos no âmbito de projectos de reflorestaçãoe como tal teriam de estar dentro dos perímetros abrangidos pelos pprojectos. re claro que estão lá para serem usados também por muita gente de fora a utilizar os parques, é sinal que a aposta foi bem feita, pois desta forma promove-se a freguesia e o turismo, tal como o vosso presidente disse.
Já agora, uma pergunta que lhe coloco? Quanto é que a ASSOCREL recebe da junta anualmente? nos documentos de prestação de contas, tanto quanto pude apurar recebe 5000€ por ano,. Quantas freguesias no distrito de Viseu dão este montante de subsídios a uma Associaçâo Privada de Solidariedade Social?
Agora um reparo relativamente ao pavilhão desportivo na Moita. Não é justo que quem utilize o pavilhão pague por isso? por essa ordem de ideias também os serviços camarários como a água, o saneamennto, as certidões, as licenças e taxas da Câmara deveriam ser de borla (e ao que parece aumentaram 1000%).
Por essa ordem de ideias deveriam ser de borla todas as auto-estradas do país, não deveriam existir taxas moderadoras na saúde e por aí fora.

Parece-me que V. exa. está mal informado. Talvez por isso os eleitores de Moledo tenham votado como votaram!!!

Saudações.


De Espectador a 30 de Abril de 2010 às 22:09
Para quem se diz não pertencer a nenhum órgão está muito dentro dos assuntos da freguesia e já agora poderia-me dizer o que evoluiu em Moledo, nestes últimos anos?
Os parques de lazer foram construídos dentro do perímetro abrangido pelos projectos de reflorestação, e o parque que se situa encostado ao cemitério de Moledo também está dentro desse perímetro? Eu até gostava de ver o Sr. Dr.(Macário) a comer umas merendas nesse parque em convívio com a sua família..... .
No que refere ao serviços camarário devem ser pagos sim os que estejam à disposição do cidadão como a água, as certidões e licenças; o saneamento NÃO porque ainda é um BEM QUE NEM TODA A GENTE SABE O QUE ISSO É NA FREGUESIA DE MOLEDO (80% da Freguesia não tem saneamento básico)
O Pavilhão foi construído com dinheiros que iam ser aplicados na freguesia onde todos tiravam proveito dessas obras e assim quem fica a ganhar é a Associação da Moita que a parte do investimento publico dentro em breve vai passar a Privado.
Não se pode continuar a encobrir o Sol com a peneira sr,s Dr,s.... O que está mal está e tem de ser denunciado.
Num aspecto concordo com sigo, mas devo acrescentar, não é só o/a "bandadalem" que está mal informado mas sim os quase 60% de eleitores que votaram no Sr. Presidente, que faz tudo por Moledo, mas está a morar em Viseu....


De Pró PS a 1 de Maio de 2010 às 19:16
Enquanto ex-militante do PS sinto-me indignado com os pseudo "patriotas" que por aqui deixam os seus comentários.
Acho que o PS merece melhor do que um ex CDS e um sindicalista para defender os pontos de vista dos VERDADEIROS PS da freguesia de Moledo.
É certo que este executivo não tem feito muita coisa, mas daí a dizerem que andou tudo para tras é mesmo de quem não conhece a freguesia e de quem aí não mora, tal como o Sr. Presidente!!!
Tive o cuidado de ver a últimas prestações de contas da Câmara Muncicipal de Castro Daire e relativamente ao referido pelo "espectador" , a freguesia de Moledo já têm as seguintes povoações cobertas (Moledo, Moita, Lamas), os maiores aglomerados, e em conclusão estão Coura e Nogueira e segundo informações que me foram dadas por um bom amigo do actual presidente da Câmara, VERDADEIRO PS DA FREGUESIA DE MOLEDO, que eu muito prezo, até final de 2012 ficarão cobertas as restantes povoações.
Já agora, gostaria que os meus "amigos" patriotas do PS que se candidataram à minha freguesia, me dissessem porque razão agora que eles perderam as eleições nós (inclusivé os que votámos neles) somos todos ignorantes, burros, cegos e estúpidos, como esse senhor diz por aí à boca cheia? Porque razão esse CDS disfarçado de PS e o sindicalista andam a querer prejudicar a freguesia de Moledo pedindo que as escolas sejam encerradas e os meninos levados para castro daire?
Porque razão esses senhores durante as eleições entravam em todos os cafés e pagavam copos a toda a gente e agora passam por nós e fingem que não nos conhecem?
Votei em vocês, mas estou profundamente arrependido. se não forem piores são pelo menos iguais aos que lá estão.
Quanto ao pavilhão da Moita, minha terra, tende vergonha, antes de dizerem mentiras que vos podem sair bem caras leiam a lei e o protocolo.
è assim que quereis governar uma freguesia, pondo as populações umas contra as outras? não está o pavilhão feito para servir toda a freguesia? Sois uma desgraça e envergonhais os verdadeiros PS da freguesia de Moledo.


De Espectador a 1 de Maio de 2010 às 21:35
Sr. Professor, conhecer Moledo Não é ver as prestações de contas da câmara municipal, mas sim andar na rua e ver o que está "coberto" e não funciona ou o que ainda nem começou.
Acredito que até 2012 fiquem cobertas as restantes povoações mas esse facto deve-se única e exclusivamente ao contrato que o actual executivo Camarário celebrou com "as Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro" e não ao "bom Trabalho" desempenhado pelo executivo da junta de Freguesia de Moledo nestes últimos anos.
Bons Jogos.


De patriotaxxi a 1 de Maio de 2010 às 21:59
Meu caro "Pró PS ou devo dizer "Macário" porquê que mudou o seu comentário como mudou o nome?
Num Primeiro comentário com o nome "Macário" defende as atitudes do executivo da Freguesia e ataca a oposição e em seguida com um novo comentário de nome "Pró PS" já diz que o executivo não fez muita coisa? ( Fala Verdade )
Meu caro Sr.; Dr.; Professor; Macário; ou se calhar mais um, as questões que aqui coloca ás pessoas que se candidataram á nossa Freguesia devem ser feitas a elas mesmas para aí lhe poderem responder, porque esses assuntos ainda me ultrapassam.
Volte Sempre....


De Anónimo a 2 de Maio de 2010 às 03:20
Estou a gostar do debate que esta a aquecer por aqui. finalmente a blogsfera esta a ser concorrida e mosra a sua utilidade. No entanto estou intrigado: afinal quem sao esses "CDS disfarçado de PS" e o "sindicalista" referidos? gostava de saber quem são ao certo apesar de desconfiar. Afinal, aqui, podemos anonimamente dizer os nomes dos outros e eu estou confuso, neste aspecto, com este comentário.


De eu a 2 de Maio de 2010 às 15:52
Disse o Sr PRO PS: ..."Porque razão esse CDS disfarçado de PS e o sindicalista andam a querer prejudicar a freguesia de Moledo pedindo que as escolas sejam encerradas e os meninos levados para castro daire?" Eu continuo a não saber quem são os tais "CDS disfarçado de PS" e o "sindicalista" mas quanto a esta e assunto e pelo que me disseram, o que o senhor afirma é a mais pura mentira. Se não sabe do que fala, informe-se, se sabe (e sabe muito bem, certamente) não tente enganar o povo caro amigo.
Neste assunto só me parece estar em jogo outro interesse que não é o das crianças, antes pelo contrário... informe-se, informe-se melhor meu caro (se precisar).
Por exemplo, os referidos meninos da freguesia de moledo, das escolas primária que ainda continuam abertas, FELIZMENTE, daqui a dois anos estarão todos a frequentar o futuro Centro Escolar de Mões (Mões e não Castro Daire) onde terão muito melhores condições. Quem, do povo, sabe isso??? POIS É MEU CARO. NÃO DIGA O QUE NÃO SABE OU ENTÃO SE SABE, DIGA A VERDADE!! NÃO ANDE E QUERER ENGANAR AS PESSOAS SIMPLES E HUMILDES DESTA TERRA ACUSANDO OUTROS DE QUEREREM PREJUDICAR A FREGUESIA. ESSES OUTROS TAL COMO OS RESPONSÁVEIS PELO ENSINO PELO QUE ME PARECE PREOCUPAM-SE APENAS COM AS CONDIÇÕES E A QUALIDADE DO MESMO. por isso, Sr PRO PS, eu digo também: porque razão alguém quer manter aberta uma escola sem condições quando estas condições, em todos os aspectos, são GARANTIDAS (disse mesmo GARANTIDAS) noutra escola a 10 minutos de distância e para onde irão, obrigatoriamente, o mais tardar, daqui a dois anos?
se calhar convém também perguntar: quem trabalha nessa escola sem condições? pois... é a política


De eu a 1 de Maio de 2010 às 13:06
Sr Macário. o seu comentário nem merecia isto mas nesta sua posição e outras que já manifestou por aqui, demonstra que nem sequer é dos "cegos" desta freguesia. É certamente dos que têm os olhos oportunamente abertos. Ó meu ignorante: que freguesias percorreste tu? tvz Mões? Cota? Pindelo? Calde? Ficavas tão bem calado... quem utiliza os parques? que desenvolvimento turístico é promovido? as obras não valem apenas por se fazerem mas pelo objectivo com que se fazem, pela promoção do seu uso e não apenas pq se fazem .... cambada de atrasados.... que miséria!!!! que visão de desenvolvimento tem quem reina nesta, cada vez mais, atrasada freguesia?


De Macário a 1 de Maio de 2010 às 23:36
Pois é, e querias tu governar essa gente ignorante? alguém como tu merece muito mais! um qualquer tacho na PT ou na EDP.
Quantos aos parques mais uma vez te digo quanto mais falas mais revelas a tua ignorancia pois se andasses pesla freguesia e te interessasses realmente por ela verias quem usa os parques, porque razão estão localizados naquele sítio e que as obras não são feitas apenas por fazer. E essa resposta tiveste nas últimas eleições, pelo que me foi dito.
Mas sabes, um burro por usar chapéu não deixa de ser burro. Tu por ventura poderás até ter cabeça para usar chapéu, quanto ao resto...paciência, cada um é como é.

Cumprimentos.

Macário

NOTA: NÃO SOU, NUNCA FUI E JAMAIS SEREI DO PS, por isso agradeço que não haja confusões.


De Primo a 2 de Maio de 2010 às 13:23
Não pertences ao PS porque ainda fases parte da Monarquia, e no PS não querem filhinhos do papá Rei.


De Macário a 1 de Maio de 2010 às 23:41
tenha calma Sr. professor, daqui a quatro anos pode voltar a concorrer e talvez esses ignorantes que agora despreza possam vir a votar em si. Nessa altura talvez já não lhe custe dizer bom-dia nem percorrer a freguesia "durante o dia" é claro!!!


De Recruta0 a 3 de Maio de 2010 às 00:58
Meus senhores

Sou um mero habitante da Sede do Concelho, e reconheço que apenas trimestralmente (com sorte) visito a V/Freguesia. Não que a mesma seja inóspita (agora!), mas verifiquei com agrado a melhorias na vossa Freguesia.
No entanto, ainda me custa a acreditar que não tenham acesso a serviços básicos, em pleno século XXI.... nem com este Executivo? Têm a certeza?!!!!! Alguém anda distraído....


Comentar post

posts recentes

Câmara Municipal de Castr...

CAVAQUISTÂO DE VISEU

Nós pagamos...

Castro Daire, notícia pel...

Castro Daire Vai Ficar Se...

Castro Daire Vai Ficar Se...

Castro Daire Vai Ficar Se...

Castro Daire Vai Ficar Se...

Castro Daire Vai Ficar Se...

Castro Daire Vai ficar Se...

Vamos Ajudar o Presidente...

EDP, o verdadeiro escânda...

Portagens

Trabalhar sem ordenado

Peculato em Castro Daire

O "Povo" a que paga!!!

Um erro que Passos Coelho...

Coincidência

2 de Julho

Museu Dias Loureiro

Carta aos senhores da tr...

Semanada

Portugal a dois tempos...

Quem nos acode!!!

Funcionários Publicos

Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


links
pesquisar
 
mais sobre mim
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds